MARRAKECH: A PÉROLA DO SUL
Marrakech, uma antiga cidade imperial situada no oeste de Marrocos. É um importante centro econômico e conta com mesquitas, palácios e jardins.
A medina é uma cidade murada medieval movimentada que data do Império Berbere, com ruas labirínticas, onde souks (mercados) agitados vendem tecidos, cerâmica e joias tradicionais. O minarete mouro da Mesquita Cutubia, do século XII, é um símbolo da cidade e pode ser visto a milhas de distância.
É a quarta maior cidade do país, a seguir Casablanca, Fez e Tânger. Situa-se 580 km a sudoeste de Tânger, 327 km a sudoeste de Rabate, 240 km a sudoeste de Casablanca e 246 km a nordeste de Agadir.
É das chamadas quatro cidades imperiais de Marrocos (as outras são Fez, Meknès e Rabate) e a que atrai mais turistas.
Popularmente chamada como “Pérola do Sul”, já foi eleita como o melhor destino turístico da África durante dois anos consecutivos, no World Travel Awards.
A vibrante cidade de Marrakech é o destino mais turístico de Marrocos e apesar de receber milhares de turistas anualmente, vindos de toda parte do mundo, a imensa metrópole ainda reserva sua essência exótica e marcante.
Características únicas que foram deixadas de herança pelos diversos povos que viveram nessa região do país como os berberes, mouros, espanhóis e franceses.
Conhecida como “Cidade Vermelha” pelas cores de suas imponentes construções e muralhas, a encantadora Marrakech possui monumentos importantes que retratam o apogeu da cidade no passado.
O QUE CONHECER EM MARRAKECH MURALHAS E PORTAS DE MARRAKECH
As muralhas foram encomendadas por Ali Ben Youssef em 1126 e se tornaram iconicas. Possuem cerca de 8 metros de altura, protegendo a cidade durante muitos séculos. Até o inicio do século XX, os 10 portões eram trancados todas as noites. Atualmente, as muralhas são um local de encontro e descanso para muitos moradores locais.
As portas são uma prova viva de que em Marrocos o gosto pelos detalhes é incrível! Todas as portas, sejam novas ou antigas, são únicas. É possível encontrar uma porta dentro de outra!
PRAÇA JEMAA EL FNA
É uma das maiores atrações de Marrakech, sendo considerada Patrimônio Mundial da Unesco. É na praça que encontramos a comida mais autêntica do Marrocos: o cuscuz marroquino.
O cenário vai mudando durante o passar do dia. Durante o dia encontrará barracas com sumo de laranja, vendedores de água com tradicionais bolsas de couro e copos de latão, bem como jovem macacos acorrentado e encantadores de serpentes. Mas a medida que o dia vai avançando verá dançarinos Chleuh, contadores de histórias, mágicos e vendedores ambulantes de medicamentos tradicionais. Já próximo da noite, a praça se enche de barracas de comida à medida que aumenta o número de pessoas na praça.
JARDINS DA MESQUITA DA KOUTOUBIA
A Mesquita da Koutoubia possuiu uma torre de minarete que fica situada a 77 metros de altura e domina o horizonte da cidade, sendo ponto de referencia tanto para moradores como para turistas.
É ali que estão os jardins da Koutoubia. Quando se entra pelo portão principal, se vê uma grande fonte e um caminho amplo em direção ao minarete. O efeito é encantador!
JARDIM MAJORELLE
O Jardim Majorelle possui mais de 9000 m2 e é um dos jardins mais encantadores e misteriosos de Marrocos. Foi criado ao longo de 40 anos, é cercado por paredes externas e consiste em um labirinto de becos cruzados em diferentes níveis e edificios de cores ousadas. No local existem aproximadamente tres mil especies botânicas e dois museus.
JARDIM SECRETO DE MARRAKECH
O Jardim Secreto data do século XVI, sendo considerado lar de grandes políticos. Foi restaurado em 2008 e aberto ao publico desde então. Além de ser um fabuloso jardim, conta com uma belíssima arquitetura. Poderá comer ou tomar um chá e visitar um pequeno museu e a loja de souvenirs.
TÚMULOS SAADIANOS
A dinastia Saadiana governou Marrocos de 1549 a 1659. Logo após a queda da dinastia, os túmulos foram selados e ocultos, sendo redescobertos apenas em 1917.
Os Túmulos Saadianos ficam localizados do lado de fora dos muros, perto da Mesquita de Koutoubia. O predio é um dos mais belos, pois possui uma arquitetura rica em detalhes.
O complexo possui um design maravilhoso, com tetos altos em cúpula, esculturas de madeira complexas e estatuas de mármore. Nos túmulos há mosaicos de azulejos coloridos e estuques em forma de treliça. Existem dois mausoléus principais, juntos contendo 66 túmulos.
PALÁCIO BAHIA
O Palácio Bahia foi criado pelo ministro Ahmed bin Musa, no século XIX, e hoje pe uma obra de arte. Em 1894, foi ampliado ainda mais, sendo adicionado uma mesquita, um hamame (ou banho turco) e uma horta. Possui 150 quartos, incluindo uma seção de harém localizada ao lado do Tribunal de Honra. É repleto de jardins que ocupam uma área de 8 mil metros quadrados.
MUSEU DAR SI SAID
É o museu mais antigo da cidade e expõe diversos artefatos da arte marroquina. Antigamente, era um palácio e residencia de Si Said. O acervo conta com a exposição de antiguidades, portas de celeiros, bolsas de couro Tuareg, cerâmicas, bordados, tapetes, armas, instrumentos e joias de origem berbere.
Ficou com vontade de conhecer Marrakech?
Viaje em segurança e com privacidade! Entre em contato conosco, que teremos muito gosto em responder suas dúvidas.