Meknès é uma das quatro cidades imperiais do Marrocos. É dona de uma beleza arquitetônica singular e também é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1996.
HISTÓRIA DE MEKNÈS
Meknès foi fundada no século 10 e em 1672 o sultão Moulay Ismail declarou Meknès a capital do Marrocos. Sua ambição era que Meknès rivalizasse com a corte de Luís XIV, da França.
Por isso, dá para imaginar a grandiosidade e o glamour das construções. Ismail construiu edifícios, jardins, portas monumentais, fortificações, muralhas gigantescas cujo perímetro ultrapassa 40 km e numerosas mesquitas com belos minaretes. Por essa razão, Meknès é chamada “a cidade dos cem minaretes“.
Durante o período colonial francês, entre 1912 e 1956, os franceses apelidaram Meknès de “Versalhes de Marrocos” ou “pequena Paris”, realçando a beleza da cidade.
A cidade é frequentemente considerada a mais bela das quatro cidades imperiais. Possui uma cintura tripla de muralhas e uma animada medina, com muito comércio tradicional de Marrocos.
Meknès é uma cidade agradável e tranquila, com souks organizados, preciosos museus, praças bem cuidadas e portões suntuosos.
O QUE VISITAR EM MEKNÈS
PORTÃO BAB MANSOUR EL ALEUJ
É o maior e mais bonito portão de Meknès, construído em 1732. Bab significa “porta” em árabe. É considerado a mais imponente porta de Marrocos (tem 16 metros de altura) com vários pormenores arquitetônicos e de decoração.
PLACE HEDIM
É a praça principal da cidade onde estão comidas de rua, apresentações e pequenos expositores.
MEDINA DE MEKNÈS
Aqui encontrará o comércio típico marroquino, com peles, tapetes, especiarias, acessórios, bijuteria, objetos de decoração, etc.
HRI SOUANI (OU HARI SOUANI)
É um dos locais mais turísticos pela sua história, sendo Monumento Nacional. É um antigo celeiro, datado do século XVIII, onde se guardavam os alimentos e também onde se situavam as cavalariças do sultão.
MAUSOLÉU DE MOULAY ISMAIL
É uma mesquita edificada em 1703, que é atualmente o mausoléu do sultão que fez desta cidade uma capital imperial.
MADRAÇA BU INANIA
É uma escola do alcorão, toda decorada de azulejos. Foi fundada no século XIV. Possui pequenos quartos para os alunos e um pátio muito bonito, com fonte central no exterior. Tem também uma parte interior igualmente com quartos e fonte.
MUSEU DAR JAMAÏ
É um museu etnográfico e de artes marroquinas, com artefatos da história do alcorão.
MESQUITAS
Al Masjid Al Adam: é a maior e mais antiga mesquita da cidade. Não é permitida a entrada de não-muçulmanos.
Grande Mesquita de Meknès: construída no século XI, com 11 portas e 143 arcadas.
Mesquita Néjjarine: foi construída no século X.
Mesquita Jamaï Roua: foi construída em 1790.
Mesquita Bab Berdieyinne: foi construída no século XVII.
PRISÃO SUBTERRÂNEA DE KARA
Diz-se que foi desenhada por um arquiteto português e que ele acabou por ser o primeiro preso, por insubordinação. Nela também se encontravam os Embaixadores para reuniões e trocas de prisioneiros.
REAL CAMPO DE GOLFE DE MEKNÈS
Além de ser um campo de golfe, os jardins são muito bem preservados e abriram ao público apenas em 2007. Há um café com terraço e vista para o campo.
Essas são apenas algumas das atrações de Meknès.
Tens vontade de viajar em segurança e com privacidade?
Entre em contato conosco que teremos muito gosto em responder suas dúvidas.