RABAT: CAPITAL DO MARROCOS
Rabat é uma simpática cidade à beira do Atlântico, cercada por belos montes e montanhas. É a atual capital do Marrocos e uma das quatro cidades imperiais do país. As outras são Fez, Meknès e Marrakech.
É uma cidade que mistura bem a tradição árabe com a modernidade ocidental. Justamente por isso foi reconhecida pela UNESCO, em julho de 2012, como Patrimonio Mundial.
Em Rabat foi considerada a “Cidade Verde“ em 2010, dispondo de 230 hectares de espaços verdes bem como 1063 hectares de floresta que rodeiam a cidade.
No Rabat é um convite para se surpreender com as amplas e organizadas avenidas, com a brisa do mar, e o povo acolhedor. Você certamente irá se apaixonar por Rabat!
HISTÓRIA DE RABAT
Rabat foi fundada em 1150 por, o primeiro governante da Almohad, como um mosteiro fortificado durante sua guerra santa na Espanha. Mais tarde, ele abandonou seus esforços na Espanha, a fim de concentrar seus esforços na conquista do norte da África.
Em 1912, com o início do protetorado francês de Marrocos, a capital foi transferida de Fez para Rabat. Em 1956, quando a independência foi reconquistada, foi decidido que a capital continuaria ali.
Rabat é a segunda maior cidade no país. E por mais que não esteja no radar turístico, é a cidade de maior importância administrativa e política do país.
O QUE FAZER EM RABAT ANTIGA MEDINA
A Medina de Rabat é pequena, organizada, limpa e tranquila. É aqui que você encontra a cultura verdadeira do Marrocos em todos os seus cantos, bem como todos os produtos da terra marroquina.
Está cercada por muralhas e existem algumas portas principais de acesso. Em pouco tempo você pode cruzar suas avenidas internas e conhecer seus becos. Pela Medina você encontrará muitas portas super decoradas e diversos portais maravilhosos.
A medina é formada por quatro ruas principais internas. A continuação da Av. Mohammed V (comida de rua e acesso às principais Riads), a primeira paralela Zanqa Sidi Fateh (comércio local de tecidos), a rua de conexão Souika (produtos diversos) e a rua des Consuls (artesanato e souvenirs).
TORRE HASSAN
A Torre Hassan foi construída pelo Ya’qub al-Mansür no século 12 e faz parte de um projeto não concluído, que tinha a intenção de ser a maior Mesquita do Reino do Marrocos, com 400 colunas e 84m de altura. Mas não conseguiu conquistar essa proeza.
Muito do que sobrou da obra foi destruída pelo grande terremoto de 1755 de Lisboa, mas hoje ainda é possível ver um conjunto de colunas em ruínas. Fica situada na ampla praça em frente ao Mausoléu do Sultão Mohammed V, possui 44 metros de altura, que se estende acima de Rabat, e é um dos símbolos nacionais do país.
MAUSOLÉU DE MOHAMMED V
É o mausoléu do rei Mohammed V e do rei Hassan II, respectivos avô e pai do atual rei do Marrocos. Sua construção começou em 1962 e foi concluida em 1967, se tornando um ícone da cidade.
É uma extravagância de arquitetura e arte marroquina, construído em mármore, com uma decoração luxuosa e refinada. Sua fachada branca e telhado verde é, junto da Mesquita ao lado e da Torre Hassan à frente, um ícone da cidade. No entanto, a mesquita permite acesso somente a muçulmanos.
AVENIDA MOHAMMED V
A Avenida Mohammed V é uma avenida elegante, repleta de palmeiras e fontes. É um lugar agradável para caminhar. Nela está a sede do parlamento, a estação ferroviária, bancos, lanchonetes, cinemas, lojas e museus.
MUSEU MOHAMMED VI
O Museu Mohammed VI é o Museu de Arte Moderna e Contemporâneo. O projeto é do arquiteto marroquino Karim Chakor. Foi inaugurado em 2014 e possui uma arquitetura singular. Em seu interior estão expostas obras de 200 artistas locais.
KABASH DOS UDAIAS (OUDAYAS)
O Kabash dos Udaias é uma fortaleza muralhada, com ruas estreitas e fachadas azuis e brancas. Recebeu o nome da tribo que foi enviada aqui pelo sultão Moulay Ishmail para defender a cidade contra ataques de piratas andaluzes.
Dentro do Kasbah, você pode conhecer o Jardim Andaluz e o Museu de Artes Decorativas de Rabat, com mostras de jóias e outras coleções. Possui becos e labirintos, dando acesso à praia e tem uma vista linda da orla.
PRAIA E FAROL DE RABAT
A orla de Rabat é extensa e cheia de clubes particulares, onde poderá relaxar com o barulho das ondas ou ainda curtir esportes mais radicais. Ou seja, ali tem opção de fazer Stand-up Paddle, Caiaque, Surf, Windsurf e tem até Jet ski para locação.
ORLA DO RIO BU REGREGUE
No norte da cidade, no limite com Salé, está a orla do Rio Bu Regregue. Esta é uma orla pequena, com vistas para o Kasbah e a Medina. Existem diversas ruas que dão acesso à Orla e nela você pode saborear sucos de laranja, tomar um café em um barco pirata, caminhar nos decks, e fazer uma travessia nos famosos barcos azuis.
JARDIM NOUZHAT HASSAN
Rabat já foi apelidada de cidade dos jardins, pois está cheia de praças e parques. Mas o Jardim Nouzhat Hassan é o mais antigo parque da cidade. Possui forma triangular, e uma massa florestal, fontes e jogos infantis. Aberto todos os dias ao público, este jardim é o pulmão verde de Rabat e fica logo em frente às muralhas da Medina.
PALÁCIO REAL (DÂR-AL-MAHKZEN)
O Palácio Real é um importante complexo arquitetônico de Rabat. É a sede do governo. Inclui uma área administrativa, uma mesquita, um colégio e uma zona residencial para os funcionários.
PORCH DOOR ALRUAH
É conhecida como Porta dos Ventos, sendo a porta mais importante da cidade, localizada próxima do Palácio Real. A muralha amóada foi construída em 1197, é decorada em pedra e possui 28m de largura e 12m de altura.
RUINAS DE CHELLAH
Chellah é uma antiga fortaleza edificada em 1339, onde você encontrará vestígios romanos e monumentos árabes. Suas ruínas revelam casas, hammam, escola, mausoléu, fórum, mercado e jardins. Hoje o espaço é compartilhado entre turistas e ninhos de cegonhas.
Rabat é uma cidade com um ritmo dinâmico e oferece atrações e entretenimento típicos das grandes metrópoles do século XXI.
Ficou com vontade de conhecer Rabat?
Viaje em segurança e com privacidade! Entre em contato conosco, que teremos muito gosto em responder suas dúvidas.