Fés é a antiga capital de Marrocos. Também conhecida como “Atenas da África”, por sua importancia e riqueza cultural. É em Fés que se encontra a universidade mais antiga no mundo.
Foi fundada em 789 por xerife Alida Idris I (Mulei Idris). É reconhecida como Património Mundial da Humanidade desde 1981, e ainda que tenha crescido, com uma parte nova da cidade, a medina continua animada, agitada, como na Idade Média.
Por isso, andar por suas ruas é como voltar à Idade Média. E isso pode ser ao mesmo tempo, mágico e caótico.
O QUE CONHECER EM FÉS
FÉS EL BALI
Fés El Bali foi tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco. Foi construída em meados do século IX, e é um imenso labirinto de ruelas, becos e praças ostentosas que funcionava como centro comercial no periodo medieval.
São quase dez mil ruas, todas elas com trânsito proibido para veículos. Só é possível caminhar a pé ou no lombo de burrinhos. Nelas você encontra de tudo: frutas, carnes, vegetais, artesanato, calçados, cosméticos e muito mais.
TALAA SGHIRA E TALAA KEBIRA
Talaa Sghira e Talaa Kebira são as ruas mais famosas de Fés.
Talaa Sghira se inicia na Porta Azul, principal acesso à medina, e se estende até a chamada parte baixa de Fés, nos arredores da Universidade de al Quaraouiyine. Nela se encontra as melhores lojas e atrações da cidade, bem como alguns hotéis e bons restaurantes, além de ser um excelente ponto de referência para quem deseja circular pela medina.
Talaa Kebira, por sua vez, vai do portão de Bab Bou Jeloud até a Madraça Attarine e funciona como um imenso shopping a céu aberto.
MADRAÇA ATTARINE
A Madraça Attarine foi fundada nos primeiros anos do século XIV. É uma antiga escola islâmica que segue em funcionamento até a atualidade, mas só está aberta a visitação nos momentos em que não ocorrem aulas no local.
É considerada uma obra-prima da arquitetura marroquina, projetada em estilo árabe, coberta por milhares de arabescos e azulejos decorados.
UNIVERSIDADE AL QUARAOUIYINE
A Universidade al Quaraouiyine é considerada pelo Guinness como a universidade mais antiga do mundo. Foi fundada em 859 d.C por uma mulher (mas que só pode ser frequentada por homens), e foi um dos maiores centros educacionais do mundo antigo.
Funciona até hoje como universidade e escola corânica, além de possuir uma mesquita. Sua biblioteca reúne mais de 4.000 livros e manuscritos árabes com grande importancia histórica.
Infelizmente a entrada é proibida a não muçulmanos.
BAB BOUJLOUD
Bab Boujloud é o nome oficial da famosa Porta Azul de Fés. Foi construída em 1913.
É um imenso portão que separa a medina da parte mais nova da capital cultural marroquina. Possui decoração impressionante, com diversos mosaicos e arabescos, e é rodeado por mercados, lojas, hotéis e muitos restaurantes.
É perto dali que grande parte dos turistas se hospeda, por ser conhecida por todos e um ótimo ponto de referência. Ao seu redor, ótimos restaurantes de comida marroquina se agregam.
PALÁCIO DAS SETE PORTAS
O Palácio Real de Fés é conhecido como Palácio das Sete Portas por ser ornado com sete grandes portões de bronze. Pode parece estranho, mas é um para cada dia da semana.
Cada um dos portões é decorado com cerâmicas pintadas a mão. Por mais que o Palácio não esteja aberto para visitação, os portões rendem fotos belíssimas para o seu álbum de viagens.
CURTUME CHOUWARA
O Curtume Chouara foi fundado no século XI e continua em atividade até os dias de hoje. É um dos cartões postais da cidade. Foi nesse local que foram gravadas cenas da novela O Clone.
Lá os couros de vaca, bode, ovelha e camelo são tratados com fezes de pombo e tingidos com produtos naturais, como açafrão e índigo. O cheiro é terrível, então, ao entrar, os guias servem folhas de hortelã para abafar o odor.
Durante a visita, você aprenderá como é feito o preparo do couro. Aproveite para tirar muitas fotos e garantir produtos de couro por precinhos camaradas!
PLACE BOUJLOUD
A Place Boujloud é a praça que se encontra em frente à Porta Azul. É completamente murada com suas fortificações datadas do século IX. Lá ocorrem feiras onde os berberes vêm vender seus produtos. É um ótimo lugar para sentar e observar o tempo passar.
ZAOUIA DE MOULAY IDRISS II
A Zaouia de Moulay Idriss II é um templo construído em 1440 onde os restos mortais de Moulay Idriss II se encontram. Moulay Idriss II é hoje padroeiro de Fés, e os locais acreditam que visitar o lugar traz proteção e saúde. Tanto é que sua tumba possui conexão com a rua, onde qualquer transeunte que esteja com pressa pode tocar nela sem precisar entrar.
ZAOUIA SID AHMED TIJANI
Zaouia sid Ahmed Tijani é o templo onde se encontram os restos mortais de Ahmed Tijani, fundador de uma das ordens do islã. O templo possui uma arquitetura maravilhosa e atrai fieis de países como Senegal e Nigéria, onde a vertente do islamismo fundada por ele se propagou.
PRAÇA SERAFFINE
Praça Seraffine é uma praça famosa onde ferreiros fabricam a céu aberto panelas e outros produtos de cobre. É incrível ver os artesões moldando cada peça com instrumentos tradicionais. Reserve um tempo para dar uma passada por lá.
Ficou com vontade de conhecer Fés?
Viaje em segurança e com privacidade! Entre em contato conosco, que teremos muito gosto em responder suas dúvidas.